100% moçambicana, constituída em 1996 pelos Engenheiros Civis António Marcelo e Lourdes Ferrão, moçambicanos formados em 1976 em Moçambique.
Membro da Associação das Empresas Moçambicanas de Consultores (AEMC) desde a sua formação.
ANTÓNIO MARCELO
DIRECTOR
ENGº CIVIL
Experiência em projectos e construção de pontes, edifícios, estruturas metálicas, etc, desde 1976.
Após 4 anos de actividade docente na Universidade Eduardo Mondlane, trabalhou na empresa de empreitadas (SOGEL) durante 15 anos, onde como Director Técnico e de Produção executou diversas pontes, viadutos, estruturas diversas e edifícios. Posteriormente dedicou-se exclusivamente à actividade de projectista, fiscal e consultor.
Exerceu toda a sua actividade em Moçambique tendo trabalhado para e com Consultores estrangeiros onde adquiriu larga experiência, e a sua participação em diversos congressos internacionais permite-lhe um acompanhamento das novas tecnologias de reabilitação e construção.
ANA MARCELO
GESTORA
ADVOGADA
Advogada formada em Portugal em 2009, com experiência em diversas matérias, como gestão e administração de contratos, recursos humanos e arbitragem.
Esteve ligada ao ramo dos seguros no exterior, colaborou com escritórios de advogados e fez parte da equipa de fiscalização do Porto de Nacala-a-Velha para a Vale/CFM, no departamento de Procurement e Administração de Contratos.
JOÃO ATHAYDE E MELO
ARQUITECTO
Experiência em Moçambique desde 1996, licenciado pela FAUP (Porto-1998). Desenvolveu projectos, para o sector público e privado - clínicas e hospitais, ministérios, tribunais, monumentos, todos os níveis de escolas, igrejas, mesquitas, cemitérios, alojamento turístico, armazéns industriais, centros comerciais e todo o tipo de edifícios residenciais.
Foi premiado internacionalmente, pela Federação Internacional de Engenharia Hospitalar em 2016, com uma clínica “verde” na mina de carvão da Vale e também recebeu o prémio de arquitectura sustentável nos Real Estate Awards da Casa Mozambique, com o projecto do Condomínio Paraíso em 2017.
É docente no ISCTEM desde 2012.
HELDER FOLIGE
ENGº CIVIL | FISCAL
Com mais de 22 anos de experiência na construção civil em Moçambique, destaca-se como Gestor de construção Sénior e Supervisor de sistemas de abastecimento de água e saneamento.
Na HELVETAS Swiss Intercooperation (HELVETAS), atuou como Oficial
de Projetos de Resposta à Emergência na Província de Nampula após a passagem da Tempestade Tropical Ana e do Ciclone Gombe,
liderando ações humanitárias e supervisionando obras de construção e reabilitação de fontes de água. Suas habilidades incluem desenho e revisão de projetos, elaboração de propostas e especificações técnicas, além de vasta experiência em ambientes remotos e complexos.
NÍRIA AÇUCENA E. SAMUEL
ARQUITECTA
Formada em Arquitectura e Urbanismo pelo Instituto Superior de Ciências e Tecnologias de Moçambique (ISCTEM), desenvolveu uma carreira diversificada, trabalhando como arquitecta, artista 3D e cenógrafa. A sua actuação profissional inclui o envolvimento em diversos projectos bem como o desenvolvimento de propostas técnicas e financeiras, documentos de manifestação de interesse para concursos e remodelação de estabelecimentos comerciais como restaurantes e lojas. Além disso, contribuiu com a sua experiência na criação de espaços para eventos e projectou moradias, escolas e armazéns para o sector privado
SIDNY CASSAMO
ARQUITECTO
Formado pela FAPF da Universidade Eduardo Mondlane este profissional diversificado também concluiu cursos em desenho e pintura na escola BINDARTE em Queliamane, além de ter obtido uma formação em gestão básica de pequenos negócios no Instituto Industrial e Comercial 1˚ de Maio de Quelimane. Com experiência como operador CAD, destacou-se em projetos notáveis, como a Reabilitação CYCLONE IDAI para a construção de novas escolas na Província de Sofala (11 escolas), o desenvolvimento de 6 portagens para a Revimo e a requalificação de 2 mercados em Chamanculo C - Mercado 7 de abril e Mercado Lhaguene. Sua trajetória reflete uma habilidade notável na implementação bem-sucedida de projetos diversificados em diferentes setores.
LOURDES FERRÃO
DIRECTORA
ENGª CIVIL
Experiência em inúmeros projectos de engenharia, coordenação de projectos, controle financeiro, gestão de contratos, elaboração de termos de referência, elaboração de documentos de concursos, avaliação de concursos, negociação de contratos e Fiscalizações, desde 1976.
DAVID ALCOBIA
DIRECTOR COMERCIAL
ARQUITECTO
Formado pela FAUP em 2007 e com experiência apreciável num dos maiores gabinetes de arquitectura em Portugal, participou na elaboração de projectos de urbanização e infra-estruturas, edifícios e outros.
Trabalha na SECON desde 2012, na elaboração de projectos, gestão e coordenação de contratos de engenharia e equipas multidisciplinares.
Integrou a equipa da SECON que em Consórcio com empresas estrangeiras efectuaram a Gestão e Fiscalização do novo Porto de Nacala para a VALE e os CFM.
Tem grande experiência em imagem 3D e know-how bem como equipamento industrial para realizar maquetes.
EDUARDO MADOPE
ENGº CIVIL
Formado em engenharia civil pela Universidade Eduardo Mondlane em 2018. actuou como Técnico Responsável e Gestor de Obras na construção e fiscalização de Escolas, na construção da Delegação do Fundo de Estradas de Inhambane, na concepção e execução de sistemas de abastecimento de água para a populações de Zitundo, Ressano Garcia e Ponta D’ouro, como Engenheiro Responsável na concepção de reforço Estrutural em Estrutura de Betão Armado e Metálica do Instituto Superior Politécnico da Matola, e tem em seu portfólio dos mais diversificados projectos de Estrutura e hidráulicos de habitações, centros comerciais, armazéns, bibliotecas e campos desportivos.
JECONILDES MOCUMBI
ARQUITECTO
Formado pela FAPF da Universidade Eduardo Mondlane, o profissional traz consigo uma sólida formação e experiência diversificada. Destaca-se por sua participação em projetos de diversas escalas, incluindo igrejas, moradias, estabelecimentos comerciais e turísticos. Destaca-se, ainda, por seu envolvimento significativo em iniciativas urbanísticas, tendo participado ativamente na elaboração e auscultação pública para a implementação do Plano de Expansão Urbana no Bairro Mabil, localizado no Município da Maxixe. Sua capacidade de aplicar conhecimentos teóricos de forma prática, aliada ao envolvimento em projetos de relevância social e urbanística, reflete o comprometimento e a aptidão desse profissional na área de Arquitetura e Planeamento Físico.
ARCADIS/LOGOS
ARQUIPLAN
CENTRA
CONSULGAL
CONSULMAR
COWI
DHV - ROYAL HASKONING
EGC
ESTÚDIO 4
FRANKIPILE MOÇAMBIQUE
GEG
GEOMATIC
GPC
GRID
IMPACTO
GTO
ININHAM SHAND
NORMAN & DAWBARN
OHM-E
OPEN
RODI
PROFABRIL
SOCCON
TEIXEIRA DUARTE
TEKK
TYPSA
VERDE AZUL
WSP